Páginas

sábado, 10 de novembro de 2012

O QUE EU QUERO SER ANTES DE ENVELHECER


          Acho que não há uma só pessoa a quem na infância nunca foi feita a indagação: O que você quer ser quando crescer? 
          Há uns trinta e poucos anos atrás me fizeram esta pergunta pela primeira vez, e ao longo dos anos, esporadicamente ela se repetia. Sinceramente, não consigo me lembrar das minhas repostas, e isso me fez refletir o porquê hoje eu me faço a pergunta do enunciado: O que eu quero ser antes de envelhecer? E, sinceramente, acho que não estou sozinho nesta; há outras pessoas a quem esta indagação é pertinente. 
          Percebi que nunca fui incentivado por amigos, parentes, ou mesmo pelos meus pais a me preparar para o mercado de trabalho - estudar para ser “alguém” na vida.

Não estou dizendo isso para simplesmente transferir a culpa, pois eu poderia ter sonhado sozinho. Eu poderia ter me despertado para isto observando a vida, mas infelizmente não foi o que aconteceu.

Aos dezesseis anos, após terminar o primeiro grau (ensino fundamental) arrumei o meu primeiro emprego em um jardim. Depois fui para uma marcenaria, onde trabalhei por um ano e meio.           Na sequência vieram: atendente de loja de roupas, auxiliar em uma fábrica de móveis e artesanato com cordas, outra marcenaria, auxiliar de estampador em uma serigrafia e balconista em um supermercado. Tudo isso em apenas quatro anos!

Ao trabalhar no supermercado, percebi que se eu quisesse melhorar de vida, era necessário terminar os estudos e, então aos 21 anos, voltei a estudar através de um curso supletivo. Como já estava casado e já tinha uma filha, parei e recomecei aos 26 anos.

          Nesse ínterim, também comecei a estudar música, pois tocava de “ouvido” e com isso comecei a sonhar com uma carreira musical. Deixei o emprego no supermercado e fui viver de aulas de música. Enquanto lecionava, também estudava teoria musical, violão, teclado, harmonia funcional e cursos afins. Isto durou uns nove anos seguidos. Neste período conciliei a música com a administração de um estacionamento, vendas e outras atividades que me ajudavam a complementar a renda.

          Nesta época algo mudaria vertiginosamente a minha vida; veio-me o chamado para o ministério pastoral. Terminei o Ensino Médio, fiz um curso Médio em Teologia e percebendo que precisava me preparar ainda melhor, em 2002 concluí a Faculdade de Teologia. Em meio a isto tudo, também tive a experiência de plantar uma igreja em um bairro da minha cidade e estive a frente desta igreja por três anos e meio. Comecei a sonhar com um ministério profícuo e em tempo integral e aos poucos as circunstâncias foram me levando a deixar a música.

          Em 2004 fui com a minha família - esposa, uma filha de 12 anos e dois meninos, um de 10 e outro de 7 anos – para a região amazônica plantar uma igreja e lecionar em um Centro de Treinamento Ministerial. Após dois anos, Retornei para Teresópolis, minha cidade natal e depois fui pastorear uma igreja em Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

          Há cerca de um ano e meio atrás, deixei o pastorado desta igreja e naquele momento percebi que mesmo tendo passado por tantos empregos e experiências não estava preparado para o mercado de trabalho.

          Hoje, aos 43 anos estou me perguntando: O que eu quero ser antes de envelhecer?

Pela manhã um amigo me perguntou:

- Você não pensa em retornar a pastorear em tempo integral?

       Respondi-lhe que penso sim, mas na realidade as circunstâncias me levaram a parar para pensar um pouco na vida e estou buscando ouvir de Deus o que Ele quer que eu seja antes de envelhecer.
     Estou no momento trabalhando com Telecomunicações e me inscrevi para um curso técnico na área para me preparar melhor. Ontem, fiz a minha inscrição no vestibular de uma universidade pública para cursar história à distância.
          Você deve estar se perguntando: Por que cursos em áreas tão distantes, tão diferentes? Pois bem. Só terminarei o curso de história dentro de quatro anos e até lá preciso atuar em alguma área, e isto faz parte de um sonho, de um projeto, pois não parei de sonhar.
Você sabe a diferença entre desejos e sonhos? Desejos são planos que nos vem à mente em determinado momento, mas que nos esquecemos deles ou não movemos nenhum só dedo para alcançá-los. Sonhos por sua vez, são projetos de vida.
          Ao longo da vida percebi que nunca tivera projetos de vida e tive muitos desejos. Deus me guiou por caminhos certos mesmo que eu não os planejasse, pois errei muitíssimo em muitas decisões e atitudes, contudo tive alguns acertos.
          De uma coisa eu sei; não vou para de sonhar, pois a vida não termina quando se morre, mas quando se para de sonhar.
No momento “estou” técnico em telecomunicações, mas sei que sou um pastor-mestre e um mestre-pastor e continuo sonhando.
E você, o que quer ser antes de envelhecer? Você tem sonhos ou desejos? Será que você não está morto por ter parado de sonhar?
Pense nisto.

         30 de outubro de 2012 ás 12:50 h - Humaitá, Rio de Janeiro, sentado no banco de uma praça à espera de um atendimento.

         Pr Valdecy de Jesus Marques

Um comentário:

  1. Geralmente a pergunta que nos fazem é: O que você quer ser quando crescer? Mas antes de envelhecer e morrer, será que todos alcançam seus objetivos? Myles Munroe disse que "o cemitério é o lugar mias rico do mundo". Sabe por quê? Porque lá há muitos sonhos enterrados, muitos projetos.

    ResponderExcluir